Outra chance que não pode ser desperdiçada é este concurso de produção
de textos que premia poemas, memórias literárias, crônicas e artigos de
opinião, e é voltado para professores e alunos do 5º ano do Ensino
Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, das escolas públicas do Brasil.
No período de 15 a 17 de março de 2012, os professores do Polo de Juina,
participam no Cefapro de Juina de uma preparação para as Olimpíadas de Língua
Portuguesa que acontecerão ainda este ano.
O que é Olimpíada de Língua Portuguesa?
A Olimpíada de Língua Portuguesa- Escrevendo o Futuro
é uma iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú
Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em
Educação, e tem o objetivo de contribuir para a formação de
professores, visando à melhoria do ensino da leitura e escrita nas
escolas públicas brasileiras.
A Olimpíada foi fundamentada na metodologia, nas estratégias de atuação e na experiência das três edições do Programa Escrevendo o Futuro que, desde 2002 a 2007, desenvolveu ações de formação continuada para professores do quinto e sexto anos (quarta e quinta séries) do Ensino Fundamental da rede pública, a fim de orientar a produção de textos dos alunos.
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
é um programa de caráter bienal e contínuo que tem o objetivo de
contribuir para a ampliação do conhecimento e para o aprimoramento do
ensino da leitura e da escrita.
Com
o tema “O lugar onde vivo”, a Olimpíada valoriza a interação das
crianças e jovens com o meio em que vivem. Ao desenvolver os textos,
dividido em quatro gêneros de produção: crônica, poema, artigo de
opinião e memórias literárias, o aluno resgata histórias, aprofunda o
conhecimento sobre sua realidade e estreita vínculos com a comunidade.
Nos
anos pares, a Olimpíada realiza um concurso de produção de textos para
alunos de escolas públicas (do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano
do Ensino Médio) de todo o país, oferecendo aos professores recursos
pedagógicos que disseminam a metodologia adotada pelo programa.
“Nos
anos ímpares, são desenvolvidas ações de formação para diversos
agentes educacionais, entre eles, técnicos das secretarias de educação
estaduais e municipais, diretores e professores”, explica Vilma Lages,
coordenadora estadual do projeto.
Em 2008, o Escrevendo o Futuro se tornou a Olimpíada de Língua Portuguesa- Escrevendo o Futuro,
a qual em 2012 terá a sua terceira edição. Muito mais que um concurso
de textos, a Olimpíada é uma oportunidade para o aperfeiçoamento de
professores e uma ocasião especial para os alunos desenvolverem práticas
de leitura e escrita.
Para o aluno: contribui com o exercício de sua cidadania;
Para o professor: contribui com o desenvolvimento de práticas pedagógicas de melhor qualidade;
Para a comunidade: aproxima as escolas da população local e possibilita o reconhecimento de seus saberes.
A
Olimpíada possui uma coleção que traz sequências didáticas para o
ensino de leitura e produção de textos em quatro gêneros textuais:
Para o professor: contribui com o desenvolvimento de práticas pedagógicas de melhor qualidade;
Para a comunidade: aproxima as escolas da população local e possibilita o reconhecimento de seus saberes.
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