A
educação tem passado por várias mudanças e reformas que às vezes gera até mesmo
certa preocupação por parte dos professores e pais. Os pais questionam a aprendizagem
dos filhos e professores questionam as dificuldades e a falta de interesse dos
alunos e assim precedem as indagações: Devemos ter uma escola tradicional ou
construtivista? Isso até parece que gostamos de dividir o mundo em dois, quando
na verdade há incontáveis possibilidades.
Uma
das perguntas que podemos fazer ao refletirmos sobre a educação neste final de
século é: a educação hoje serve para o adestramento ou para dar ao jovem uma
correta visão do homem e do mundo?
Educadores
preocupados questionam qual o método ideal para desenvolverem suas atividades
de que forma os alunos despertam interesse e aprendam? Qual a metodologia mais adequada?
Sabemos
que não existe um método ideal, nem uma receita de ensino. O que precisamos
saber é que o método significa caminho ou processo racional para atingir um
dado fim. Agir com um dado método supõe uma prévia análise dos objetivos que se
pretendem atingir, as situações a enfrentar, assim como dos recursos e o tempo
disponíveis, e por último das várias alternativas possíveis. Trata-se, pois, de
uma ação planejada, baseada num quadro de procedimentos sistematizados e
previamente conhecidos. E que a Metodologia é o conjunto de métodos e técnicas
aplicadas. No plano de aula, a metodologia deve estar embasada numa intenção
ampla do professor, quanto às questões filosóficas, psicológicas e culturais e
restritas quanto à aprendizagem dos conteúdos em si.
Por
esta razão, é preciso que o professor ou a professora se pergunte quanto às
suas intenções e tendências da escola. E quem são os alunos? O que se pretende
desenvolver ou quais são as habilidades e competências a serem desenvolvidas a
partir daquela ação ou daquela metodologia que será trabalhada?
Falar
qual o método e metodologia que um professor deverá utilizar é muito complexo,
pois quem conhece a realidade dos seus alunos é o professor, por isso que a
minha intenção aqui é de colaborar de forma que cada professor conhecedor dos
conceitos de métodos e metodologias, e que os professores ao planejar suas
propostas pedagógicas, devem estar convictos da necessidade imperiosa de se
buscar um estado de equilíbrio em que a conservação dos saberes adquirido não
impeça a aquisição de novos saberes, onde seus alunos possam fazer a integração
dos saberes. E obviamente elaborar um plano com metodologias variadas de forma
que estimule os alunos, mas para isso os alunos precisam perceber interesse,
verdade, confiança, segurança, e participação também por parte do professor.
Autora: Lourdes Alves de Souza
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