sexta-feira, 13 de abril de 2012

TAREFA DE CASA, QUE PRÁTICA É ESSA NAS ESCOLAS?



A tarefa de casa é um momento especial para que o aluno reforce os conteúdos trabalhados em sala de aula.
Quando falamos sobre “Tarefa de Casa”, estamos falando diretamente das concepções de Educação. Educar não é apenas informar e/ou transmitir conhecimentos. Educar é formar, propiciando situações em que o aluno se sinta corresponsável pelo processo de aprendizagem.
Quando Educamos, estamos possibilitando nossos alunos perceberem suas potencialidades, dificuldades e responsabilidades, para que se tornem autores de suas ações e não  cumpridores de tarefas. Entretanto para que o dever de casa atinja esse objetivo, cabe ao professor orientar a criança em cada lição e esclarecer os objetivos dessa.
O que me entristece quando se trata de “Tarefa de Casa” é que estamos no século XXl, na era das tecnologias. Numa sociedade que se evolui a cada instante que se inova, no entanto ainda podemos dizer que encontramos professores que nem se quer sabem qual a importância da “Tarefa” para a aprendizagem dos alunos.
Encontramos ainda em nosso meio professor que, em início de carreira e outros já prestes a se aposentarem que insistem em passar tarefas para os alunos como forma punitiva ou até mesmo aqueles que passam tarefas exageradamente das quais os alunos não conseguem realizar.
Não podemos esquecer que uma Tarefa de Casa mal elaborada pode ocasionar conflitos, pois, assim os pais podem achar que os filhos trazem lições demais para casa. Atualmente as famílias, devido à busca pela sobrevivência, nem sempre disponibilizam de tempo para ajudar os filhos. E por outro lado há criança que às vezes não se lembra de fazer o "dever" ou não consegue desempenhá-lo sem a supervisão de um adulto o que torna a “Tarefa” uma atividade puramente mecânica e sem significado para a criança.
A “Tarefa de Casa” deve ser uma atividade pequena. Que seja algo prazeroso, um momento que a criança tem para refletir sobre seu aprendizado, colocando em cheque o seu conhecimento sobre determinado assunto estudado ou mesmo um momento de troca entre a criança e sua família, mas que seja uma atividade que essa criança consiga fazer. Afinal quem é o aluno é a criança e não os pais.
Embora estejamos  vivenciando a era das tecnologias e da informatização, precisamos ter muito cuidado ao elaborar uma “Tarefa” de Pesquisa na Internet, pois por mais que a sociedade esteja evoluída, ainda encontramos crianças  em nosso meio que ainda não tem acesso a internet. Isso pode prejudicar o desenvolvimento da criança. Seja pela falta de acesso ou por motivos emocionais. Isso não significa  que vamos de deixar de trabalhar atividades de Pesquisas com nossos alunos, mas para isso temos os Laboratórios Tecnológicos nas Escola para desenvolver essas atividades.
O que precisamos ter em mente sobre as “Tarefas de Casa” é que elas não devem ultrapassar de uma hora de estudo, ou seja, são pequenas atividades complementares, pois a principal função da Tarefa de casa é justamente complementar o trabalho do professor em sala de aula. Por meio desta Tarefa, o professor pode verificar quais são as principais dificuldades individuais e coletivas dos alunos. Quando um conteúdo não é bem aprendido, os conteúdos seguintes podem ficar prejudicados. Portanto, analisar a tarefa de casa dos alunos é uma forma de fazer uma  reflexão avaliativa  dos progressos e das dificuldades dos alunos, bem como da prática do professor.
Não devemos esquecer de que as Tarefas de Casa devem ser analisadas pelo professor, pois caso contrário essas atividades não terão significado.
Autora: Lourdes Alves de Souza

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