A tarefa de casa é um momento
especial para que o aluno reforce os conteúdos trabalhados em sala de aula.
Quando falamos sobre “Tarefa de
Casa”, estamos falando diretamente das concepções de Educação. Educar não é apenas informar e/ou transmitir
conhecimentos. Educar é formar, propiciando situações em que o aluno se sinta
corresponsável pelo processo de aprendizagem.
Quando Educamos, estamos
possibilitando nossos alunos perceberem suas potencialidades, dificuldades e
responsabilidades, para que se tornem autores de suas ações e não cumpridores
de tarefas. Entretanto para que o dever de casa atinja esse objetivo, cabe ao
professor orientar a criança em cada lição e esclarecer os objetivos dessa.
O que me entristece quando se
trata de “Tarefa de Casa” é que estamos no século XXl, na era das tecnologias. Numa
sociedade que se evolui a cada instante que se inova, no entanto ainda podemos
dizer que encontramos professores que nem se quer sabem qual a importância da
“Tarefa” para a aprendizagem dos alunos.
Encontramos ainda em nosso meio
professor que, em início de carreira e outros já prestes a se aposentarem que
insistem em passar tarefas para os alunos como forma punitiva ou até mesmo
aqueles que passam tarefas exageradamente das quais os alunos não conseguem
realizar.
Não podemos esquecer que uma
Tarefa de Casa mal elaborada pode ocasionar conflitos, pois, assim os pais podem
achar que os filhos trazem lições demais para casa. Atualmente as famílias,
devido à busca pela sobrevivência, nem sempre disponibilizam de tempo para
ajudar os filhos. E por outro lado há criança que às vezes não se lembra de fazer
o "dever" ou não consegue desempenhá-lo sem a supervisão de um adulto o que torna
a “Tarefa” uma atividade puramente mecânica e sem significado para a criança.
A “Tarefa de Casa” deve ser uma
atividade pequena. Que seja algo prazeroso, um momento que a criança tem para
refletir sobre seu aprendizado, colocando em cheque o seu conhecimento sobre
determinado assunto estudado ou mesmo um momento de troca entre a criança e sua
família, mas que seja uma atividade que essa criança consiga fazer. Afinal quem
é o aluno é a criança e não os pais.
Embora estejamos vivenciando a era das tecnologias e da
informatização, precisamos ter muito cuidado ao elaborar uma “Tarefa” de
Pesquisa na Internet, pois por mais que a sociedade esteja evoluída, ainda
encontramos crianças em nosso meio que
ainda não tem acesso a internet. Isso pode prejudicar o desenvolvimento da
criança. Seja pela falta de acesso ou por motivos emocionais. Isso não
significa que vamos de deixar de
trabalhar atividades de Pesquisas com nossos alunos, mas para isso temos os
Laboratórios Tecnológicos nas Escola para desenvolver essas atividades.
O que precisamos ter em mente
sobre as “Tarefas de Casa” é que elas não devem ultrapassar de uma hora de
estudo, ou seja, são pequenas atividades complementares, pois a principal
função da Tarefa de casa é justamente complementar o trabalho do professor em
sala de aula. Por meio desta Tarefa, o professor pode verificar quais são as
principais dificuldades individuais e coletivas dos alunos. Quando um conteúdo
não é bem aprendido, os conteúdos seguintes podem ficar prejudicados. Portanto,
analisar a tarefa de casa dos alunos é uma forma de fazer uma reflexão avaliativa dos progressos e das dificuldades dos alunos,
bem como da prática do professor.
Não devemos esquecer de que as
Tarefas de Casa devem ser analisadas pelo professor, pois caso contrário essas atividades não terão significado.
Autora: Lourdes Alves de Souza
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